Eletricista Residencial em São Paulo

 

(011) 96996-8089

Eletricista Residencial
5 (100%) 47 votes

Eletricista residencial

Como a função é desempenhada

Eletricista residencial ​é uma das ramificações da profissão eletricista, que ainda inclui ainda os eletricistas predial, industrial e automobilístico.

No presente artigo vamos abordar apenas as questões relativas ao eletricista que dedica-se às instalações residenciais de baixa tensão.

A prestação de serviços feita pelo eletricista residencial depende das necessidade de cada cliente. Em alguns casos se faz apenas serviços pontuais e simples como tomadas e interruptores, em outros é feita a projeção de sistemas de eletricidade e de iluminação em conjunto com uma equipe de profissionais.

A qualidade do serviço do eletricista residencial depende primeiramente da sua formação técnica, mas também tem relação com o material de trabalho que ele leva aos locais determinados, ou seja, se seus equipamentos estão completos para não prejudicar o andamento do conserto ou reparo a ser executado na casa.

A formação técnicas do ​eletricista residencial

Cursos técnicos ou profissionalizantes conduzem a formação de quem quer ser um eletricista residencial​.

Nesses cursos são abordados conceitos e usos de unidades físicas de eletricidade e magnetismo como tensão, voltagem, resistência e corrente elétrica.

É imprescindível que o estudante aprenda a utilizar equipamentos como voltímetro, multímetro, amperímetro, chaves teste entre outros para ser um profissional eficiente.

Além disso em sua formação é preciso atentar-se a importância do uso de equipamentos de proteção (EPIs e EPCs) e riscos de altura e choque.

Quando um profissional procura conhecer com detalhes a função a ser exercida, ele está preocupando-se em ofertar um serviço adequado a cada situação, reduzindo as chances de retrabalho e os riscos relativos à atividade.

Atribuições da função de eletricista residencial

Realiza manutenção elétrica preventiva e corretiva em motores, máquinas, equipamentos e instalações industriais, analisa as necessidades de troca e regulagem de componentes e aplica testes de funcionamento. Interpreta desenhos elétricos para montagem de painéis de tensão e cabeamento estruturado.

As atividade executadas pelos eletricistas residenciais​ são:
● Instalação e verificação de medidores de energia (monofásico e trifásico),;
● Instalação de tomadas, interruptores e ventiladores;
● Instalação de chuveiro elétricos ;
● Instalação de sensores de presença e de luminosidade;
● Instalação de campainhas e interfones;
● Instalação de motores elétricos;
● Sistema de aterramento da residência;
● Sistema de iluminação interno e externo.

O eletricista residencial ​é um dos profissionais que precisa se preocupar a gestão dos recursos e do seu tempo.

Com um planejamento constante ele é capaz de executar serviços destinando os resíduos em local adequado conforme a ISO 14001 e de utilizar os mecanismos de segurança para garantir sua integridade física.

Um conjunto de ações torna esse profissional criterioso e requisitado por seus clientes. Um esforço diário no sentido de obedecer às normas regulamentadoras e um valor equivalente com o mercado o tornam o eletricista mais solicitado.